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Paralisia do Sono

PARALISIA DO SONO - o que vocĆŖ precisa saber!

šŸ”¹Ć‰ Anormal ter paralisia do sono?

- NĆ£o! A paralisia do sono Ć© uma parassonia benigna e bastante frequente na populaĆ§Ć£o.

šŸ”¹Pq acontece?

- Ela acontece quando a pessoa acorda durante o estĆ”gio REM do sono (estĆ”gio que se caracteriza por atividade cerebral intensa e SONHOS bastante vĆ­vidos). No REM temos um relaxamento muscular importante (hipotonia/atonia), um mecanismo inteligente que nosso corpo encontrou para que nĆ£o reproduzĆ­ssemos dormindo os movimentos que realizamos durante os sonhos, evitando acidentes. A sensaĆ§Ć£o de paralisia acontece porque o cĆ©rebro da pessoa despertou antes do corpo, enquanto a pessoa estava em sono REM. Ou seja, uma dessincronizaĆ§Ć£o entre corpo ("dormindo") e mente ("em vigĆ­lia"). Nesse momento apenas mĆŗsculos que controlam a respiraĆ§Ć£o e movimentos oculares contraem normalmente enquanto sua mente tenta entender o que estĆ” acontecendo.

šŸ”¹O que a pessoa sente durante a paralisia do sono?

- A sensaĆ§Ć£o Ć© exatamente essa: vocĆŖ estĆ” consciente, mas nĆ£o consegue se movimentar ou falar, pois os mĆŗsculos do seu corpo nĆ£o respondem aos comandos do cĆ©rebro. Ele age como se a pessoa ainda estivesse dormindo, misturando a realidade com os sonhos.

E Ć© nesse momento que surgem os mais diversos relatos dessa "experiĆŖncia"! Alguns experimentam intenso terror, supondo que estĆ£o enlouquecendo ou prestes a morrer. Outros, vivenciam sensaĆ§Ć£o de "nĆ£o estar sozinho" relatando experiĆŖncias sobrenaturais. JĆ” outros relatam sensaĆ§Ć£o de estarem flutuando ou de sair do corpo. A duraĆ§Ć£o do episĆ³dio varia entre segundos atĆ© minutos.

šŸ”¹O que fazer na hora?

-Primeiramente manter a calma: como seus mĆŗsculos respiratĆ³rios e oculares estĆ£o contraindo normalmente vale a pena focar neles. Quando alguĆ©m toca na pessoa que estĆ” tendo o episĆ³dio ou quando a pessoa consegue pensar de forma lĆ³gica focando sua energia para, aos poucos, tentar se movimentar, os episĆ³dios tendem a durar menos tempo.

šŸ”¹ļø Quais fatores que predispƵem sua ocorrĆŖncia?

  • MĆ” higiene do sono (ex: HorĆ”rios de sono irregular)

  • Estresse e cansaƧo elevados (fĆ­sico/ mental/ espiritual)

  • MudanƧas repentinas na vida e/ou rotina;

  • Sono induzido por medicamentos

  • Uso de drogas em excesso

  • Outros distĆŗrbios do sono/ ritmo biolĆ³gio.

  • AlteraƧƵes hormonais (principalmente relacionados ao ciclo circadiano: ex: melatonina)

šŸ”¹ļø Como evitar?

-Melhorando sua qualidade do sono e seus hĆ”bitos diĆ”rios, vida saudavel e controle entre corpo/ mente e espirito sĆ£o fundamentais.

šŸ”¹ļø AtenĆ§Ć£o:

Mesmo sendo um quadro BENIGNO, o aumento de sua frequĆŖncia pode ser um sinal de que algum fator predisponente pode estar atuando no organismo e por isso Ć© sempre vĆ”lida uma avaliaĆ§Ć£o.


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