​​

"Cerca de 1/3 da população sofre com a Apneia Obstrutiva do Sono e não sabe, sendo que o Ronco é o principal sintoma associado a esse distúrbio."

A doença é complexa e multifacetária, e por isso não há receita de bolo; o tratamento precisa ser individualizado! 

 

É aqui que coloco meu Método PACTO em prática, que tem como pilares a avaliação clínica e anatômica do paciente, a comprovação da doença e classificação de gravidade, a escolha do tratamento - alinhando expectativas com o paciente - e o acompanhamento, muitas vezes realizado em conjunto com outras especialidades. 

 

Entretanto o mais importante vem antes do aparecimento da própria doença: a prevenção!

 

Em se falando de tratamento podem ser realizados desde medidas comportamentais e fonoterapia até tratamentos com aparelhos odontológicos, aparelhos de pressão contínua (CPAP), cirurgias faríngeas e esqueléticas, entre outros.

 

"Atualmente sou vanguarda no Brasil na introdução de uma técnica com Laser não ablativo no tratamento e prevenção do ronco e apneia do sono; o Laser Fotona® "

O Laser Fotona® é sabidamente a Tecnologia mais avançada para a prevenção e tratamento do ronco e quadros leves de apneia do sono.

 

Para esse tratamento utilizamos seu laser Erbium: YAG fracionado com fluência não ablativa cuja função é estimular a produção de colágeno no tecido que recobre a faringe, sem gerar fibrose!

 

Consequentemente ocorre uma redução da flacidez tecidual e um aumento da rigidez das estruturas, reduzindo o fechamento e a vibração dos tecidos moles adjacentes.

Como consequência desse mecanismo acima explicado, ocorre a melhora do ronco e da apneia.

O Laser Fotona® também pode e deve ser utilizado de forma preventiva, evitando a flacidez tecidual, natural do envelhecimento.

"Costumo dizer que o Fotona® está para o ronco assim como o BOTOX® está para as rugas"

Em alguns casos o tratamento cirúrgico pode estar indicado, seja ele para melhorar a respiração pelo nariz  - em caso de desvios de septo sinuosos e obstrutivos ou quadros inflamatórios crônicos refratários a tratamento clínico - ou melhorando a abertura faríngea afim de melhorar a apneia com a realização das faringoplastias.

O acompanhamento multidisciplinar com fonoaudiólogos, fisioterapeutas, dentistas e psicólogos muitas vezes é necessário e quando indicados são fundamentais para o sucesso do tratamento e é por isso que tenho uma rede de especialistas trabalhando comigo de forma multidisciplinar.​

espec2_edited_edited_edited.png
fotona-logo.png

RONCO E APNEIA DO SONO

​​

PACTO%20(1)_edited.png