top of page

Laser Fotona™: uma abordagem inovadora no tratamento do ronco.

Atualizado: 16 de mai.

O ronco é um problema comum que afeta a qualidade de vida de muitas pessoas. Além de causar desconforto para o próprio indivíduo, o ronco também pode impactar negativamente o sono dos parceiros além de muitas vezes sinalizar a presença de Apneia Obstrutiva do Sono, uma doença crônica e potencialmente grave que afeta 1/3 da população mundial.


Felizmente, avanços na medicina têm oferecido novas opções para o tratamento do ronco, e nesse artigo quero apresentar para vocês um dos métodos mais promissores:

o Laser Fotona. 

Considerado por muitos como “A Ferrari dos Lasers”, o Fotona é uma tecnologia que reúne dois tipos de lasers complementares, o ND:Yag e o Erbium:Yag. Para o tratamento do ronco utilizamos o Laser de Erbium:Yag, buscando estimular a produção de colágeno e remodelar os tecidos moles da garganta, deixando-os menos flácidos e mais rígidos.

O laser Fotona se destaca como o melhor laser Erbium:Yag disponível no mercado para o tratamento do ronco devido a uma característica única: o modo Smooth. Esse modo, como o próprio nome sugere, é suave e indolor. Ele utiliza pulsos sequenciais controlados, o que permite uma distribuição precisa e controlada do calor no tecido. Isso estimula o remodelamento e a formação de colágeno na mucosa, promovendo a neocolagênese, sem causar lesões. Além disso, os pulsos de energia controlada do modo Smooth garantem uma retração eficaz da mucosa do palato mole.

Essa combinação entre a neocolagênese e retração mucosa resulta em uma maior rigidez do tecido da garganta, proporcionando uma redução da flacidez da mucosa e aumento da sustentação da musculatura local. Como consequência, há redução da vibração e da colapsabilidade dos tecidos, resultando em uma melhora significativa do ronco e em alguns casos da apneia do sono.

Além de tratar o ronco já existente, o laser Fotona também pode ser utilizado de forma preventiva. Mulheres na perimenopausa, por exemplo, devido à diminuição de colágeno e estrogênio, podem experimentar maior flacidez nos músculos e mucosas da garganta, o que pode resultar em ronco. O uso preventivo do laser Fotona pode retardar a flacidez local, reduzindo ou até mesmo impedindo o surgimento e agravamento do ronco. Já na pós menopausa o Laser pode ser utilizado na tentativa de reverter ou ao menos amenizar o quadro de flacidez já estabelecido.


É fundamental ressaltar a importância de realizar uma avaliação individualizada antes de iniciar qualquer tratamento com o Fotona, descartando especialmente os casos mais graves. Como médico otorrinolaringologista com ênfase de atuação em medicina do sono, fui pioneiro no Brasil ao adotar essa tecnologia para tratar o ronco e a apneia do sono há mais de três anos. Ao longo desse período, compreendi que a seleção criteriosa dos pacientes e o estabelecimento de expectativas realistas são elementos fundamentais para alcançar resultados satisfatórios no tratamento. O laser não é uma solução mágica, mas sim uma inovadora ferramenta que, quando indicada - e utilizada - adequadamente, pode proporcionar qualidade de sono e bem-estar para inúmeras pessoas.


Para mais dicas sobre como melhorar seu sono, visite meu blog e instagram (@drguilhermebrassanini) e acompanhe nossas atualizações nas redes sociais​​.


43 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page