top of page

Qual a melhor posição para dormir?

Você já deve ter se perguntado se existe alguma posição que é a mais correta para dormir, não é mesmo?

E a resposta é SIM!


E você já sabe qual é essa posição?


Primeiramente vale lembrarmos que dificilmente uma pessoa permanece na mesma posição durante todo o sono, ou seja, é normal que haja variação do decúbito (posição deitado) algumas vezes enquanto dormimos.


Quando falamos em prevalência, estudos mostram que dormir de lado (decúbito lateral) é a preferida, superando a posição prona (dormir com a barriga para baixo) e a posição supina ou decúbito dorsal (dormir com a barriga para cima).

Você está com a maioria?


Espero que sim, afinal os maiores benefícios do sono são encontrados quando dormimos DE LADO!


Mas não é qualquer lado, um deles é o melhor...



Antes de continuarmos devemos entender que dormir de lado também pode ser prejudicial quando não realizado de forma correta, principalmente para a nossa coluna e, por isso, a espessura do colchão, altura do travesseiro e a posição do corpo precisam ser cuidadosamente avaliados.


Caso acorde com desconforto ou dores no corpo ligue um sinal de alerta para um ou mais desses fatores.



Entretanto, os benefícios do decúbito lateral são muitos e vamos agora falar dos 5 principais:


1) RONCAR MENOS

Quando dormimos com a barriga para cima a ação da gravidade atua de maneira importante na nossa via aérea superior, fazendo com que a nossa língua caia para trás, estreitando a faringe (região entre a boca e a entrada da traqueia). Esse estreitamento faz com que o ar passe com maior resistência, vibrando os tecidos moles da região e gerando o RONCO. Quando esse estreitamento prejudica a entrada de ar para os pulmões, além do RONCO temos também a APNEIA DO SONO e aí o prejuízo é ainda maior. É claro que podemos ter roncos e apneia em outras posições, mas em grande parte da população o quadro é pior ao dormir com a barriga para cima.

Em alguns casos em que os episódios de APNEIA ocorrem predominantemente ao decúbito dorsal, a TERAPIA POSICIONAL pode estar indicada. Falaremos dela em outro post, mas resumidamente se trata de ensinar o corpo a dormir de lado de forma inconsciente.


2) CONTROLAR A PRESSÃO ARTERIAL:

Ainda não é bem definido o porquê do melhor controle da pressão ao decúbito lateral, mas essa relação já é bem definida.

Uma das possíveis causas é a explicação do primeiro item dessa lista, uma vez que sabemos que a apneia do sono é uma das causas do aumento da pressão arterial ou da sua não redução fisiológica (natural enquanto dormimos) durante o sono.


3) BENEFÍCIOS PARA A COLUNA

Como falamos anteriormente, dormir de lado pode sim prejudicar a coluna, porém quando a posição está correta e a cama e travesseiros são adequados essa posição é sem dúvida a melhor.

Sobretudo para pessoas que sofrem de dores crônicas na lombar, dormir de lado ajuda a aliviar a pressão na área e consequentemente a dor.


Os dois últimos itens relacionados aos benefícios de dormir de lado, também levarão em consideração QUAL O LADO é o melhor.

Você já sabe qual?


Acertou se pensou LADO ESQUERDO!


4) EVITAR O REFLUXO

Se você dorme do lado direito e sofre de gastrite ou refluxo, talvez seja hora de dar uma virada.

Dormir do lado esquerdo, diminui a incidência de azia e de refluxo devido a posição anatômica do esôfago e do estômago como podemos observar na imagem a seguir.

Consequentemente, quem dorme virado para o lado esquerdo têm episódios de azia mais curtos e menos frequentes.



5) GRAVIDEZ MAIS SAUDÁVEL

É recomendado durante a gestação dormir de lado, principalmente do lado esquerdo e sobretudo nos estágios mais avançados da gravidez.

Além do conforto, dormir de lado na gravidez favorece a circulação sanguínea, prevenindo que o peso do bebê pressione a veia que leva o sangue da mãe dos membros inferiores até o coração.

Essa posição também melhora o fluxo sanguíneo para o útero, para os rins e para o próprio bebê.

Além de melhorar a circulação no corpo, impede que o feto e o útero sejam pressionados contra o fígado, que está do lado direito.



Ainda não dorme de lado, gostaria de começar a dormir, mas não sabe como? No próximo post te ensino.

65 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page