top of page

DICAS PARA DORMIR DE LADO

Como vimos em nossa coluna anterior, dormir de lado pode nos trazer muitos benefícios.

Listamos no post anterior as 5 principais, você lembra delas?

1) Roncar menos

2) Controlar a pressão arterial

3) Benefícios para a coluna vertebral

4) Evitar o refluxo

5) Gravidez mais saudável


Para muitas pessoas dormir de lado já é um hábito, porém para outras é algo impensável e por isso sabemos que mesmo com tantos benefícios não é só se jogar na cama de lado e dormir.

É preciso tomar certos cuidados para evitar que essa posição acabe desencadeando problemas ostearticulares crônicos e dores que podem atrapalhar a sua qualidade de vida.


O ideal é dormir de lado com o travesseiro apoiado na cabeça de modo que quem observa a pessoa deitada vê a cabeça alinhada com o resto da coluna. Não pode ser muito alto e nem muito baixo“, explica o ortopedista especializado em coluna, Dr. Raphael Marcon (Diário Oficial, 2017)


O Dr. Marcon ainda sugere o uso de um travesseiro entre os joelhos, o que ajuda a aliviar a pressão nos quadris e nos joelhos. Se preferir, você pode apostar também no chamado travesseiro de corpo, que além de servir de suporte para os joelhos também ajuda a manter a coluna alinhada.

FIGURA: Diário Oficial, 2017


Se você é do tipo que prefere a posição fetal, tome cuidado para não encolher demais o corpo, o que pode dificultar a respiração e também arquear a coluna. Deixar o corpo menos tensionado favorece também quem tem dor nas costas, já que alivia a pressão na coluna.

Também é importante cuidar do tecido da fronha uma vez que tecidos muito grossos podem machucar o rosto e até mesmo atrapalhar a respiração.


  • TERAPIA POSICIONAL

Sabemos que em alguns casos o ronco e a apneia do sono são agravados pela posição supina, uma vez que quando estamos de barriga pra cima há maior probabilidade de estreitamento e fechamento da via aérea superior na região da faringe (garganta).

Pacientes que apresentam eventos respiratórios obstrutivos predominantemente relacionados à posição supina, diagnosticados através de um exame de Polissonografia, podem se beneficiar da TERAPIA POSICIONAL, um treinamento para condicionar o corpo a dormir de lado.

A Terapia Posicional clássica é orientar o paciente a costurar um bolso atrás do pijama, no meio das costas e enchê-lo com algumas bolinhas de tênis. Isso impede que durante o sono a pessoa se vire e fique de barriga para cima (posição supina), uma vez que inconscientemente a pessoa tende a permanecer em decúbito lateral.

Alguns estudos mostram que em torno de 3 meses o corpo se condiciona a ficar na posição lateral, não sendo mais necessário o uso das bolinhas.


Gostaram das dicas? Comentem o que gostariam de saber em relação ao Sono.


Até a próxima.

47 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page